sábado, 3 de julho de 2010

"Darwiniana: A Origem das Espécies em Debate", de Thomas Huxley

"Darwiniana: A Origem das Espécies em Debate" - Thomas Henry Huxley
Editora Madras

Li muito recentemente este livro publicado pela Editora Madras, que reúne alguns ensaios de Thomas Huxley, cientista e grande amigo do naturalista inglês Charles Darwin. Por sua defesa apaixonada ao autor de "A Origem das Espécies", Huxley recebeu a merecida alcunha de "Bulldog de Darwin". No ensaio VIII ("Charles Darwin"), de 27 de abril de 1882, no mesmo mês e ano da morte de Darwin, escreveu fazendo jus ao seu "cão de Darwin":

"Era esse raro e maior talento que mantinha sua viva imaginação e grande poder especulativo, dentro dos devidos limites, que o impeliu a empreender os trabalhos prodigiosos da investigação e da leitura original sobre as quais suas obras publicadas se basearam; que o fizeram aceitar críticas e sugestões de qualquer e de todas as pessoas, não somente com paciência, mas com expressões de gratidão e, às vezes, comicamente, além de seu real valor, e que o levou a não permitir que ninguém fosse ludibriado por frases e sem economizar tempo e sacrifícios para conseguir ideias claras e distintas a respeito de cada tópico em que estivesse envolvido.
Conversar com Darwin trazia sempre a lembrança de Sócrates. Havia o mesmo desejo em encontrar alguém mais sábio do que ele; a mesma crença na soberania da razão; o mesmo bom humor imediato; o mesmo interesse colaborativo em todas as formas e trabalhos dos homens. Em vez de desistir a respeito dos problemas da Natureza, considerando-os impossíveis de solução, nosso filósofo moderno dedicou sua vida inteira em atacá-los com o mesmo espírito de Heráclito e de Demócrito, cujos resultados são a substância da qual suas especulações eram apenas sombras auspiciosas" (p. 140).

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário